Manifesto atinge 4.000 adesões

Atingimos as 4.000 subscrições*, é provável que cheguemos a 5.000 até quarta-feira. Se chegarmos a esse número, não iremos parar de buscar novas adesões, a seriedade do momento não permite. No entanto, a partir deste final de semana passaremos a divulgar intensamente o Manifesto em Defesa da Educação Pública.

Muitos nos têm escrito oferecendo ajuda ou apresentado ideias. O que podemos propor, e propomos, é fazermos essa lista circular entre nossos colegas, familiares, alunos e onde mais for possível colocar esse Manifesto, discutindo os termos que colocamos, debatendo-os, politizando as questões, ou seja, mostrando o que representa a candidatura do senhor José Serra, bem como quais são seus métodos de fazer política.

Por favor, continuem nos ajudando a obter mais assinaturas.

Mais uma vez obrigado a todos que subscreveram este Manifesto, e aos que nos ajudam a divulgá-lo.

(*) Seguimos não dando conta da demanda. O volume de entrada de mensagens têm sido maior que nossa capacidade de liberá-las. Assim, no blog constam 2.000 assinaturas, enquanto outras 2000 aguardam para entrar. Estamos nos dedicando ao máximo para tentar atualizar as listas, mas somos poucos e trabalhamos voluntariamente.

Anúncios
13 comentários
  1. Vocês já tentaram fazer isso usando o calc ou o excel? talvez alguém tenha ou saiba fazer uma função nele para que ele organize os nomes automaticamente.

    • Olá, Felipe, obrigado pela dica. Mas temos dois problemas que não passam necessariamente pelo ordenamento da lista. São eles: somos poucos; todos os emails precisam ser checados, ou seja, precisamos confirmar no lattes, web etc., se o signatário existe e se de fato é professor. Recebemos mais de uma centena de e-mails com brincadeiras, ofensas, nomes falsos etc. Assim, se não fosse preciso olhar mensagem por mensagem, e não fossemos nós voluntários, tendo tempo disposível, a lista estaria já com os mais de 4.000 nomes na tela.

  2. Jorge disse:

    Galera , parabéns pela iniciativa !!

    Acho que se vocês pedirem, existirão muitos voluntários para lhe ajudarem nesta tarefa.

    é muito importante esta manifestação dos professores brasileiros.
    é muito importante que seja entregue antes das eleições.

    ..e com cuidado, para não fazerem que nem fizeram com o Padilha.

    Já repassei para vários aqui de SP.

    abraços !

  3. Vânia Müller disse:

    É quase inacreditável o que vocês relatam sobre “ofensas”, “nomes falsos”. E impressionante que haja gente que se submeta a isso (por quantos $, será?). Devemos estar chamando a atenção…
    Parabéns, organizadores e obrigadíssima por esse espaço de expressão e esperança!

  4. Harry disse:

    Sou aluno do terceiro ano do Ensino Médio, embora não estude (ainda) em uma universidade, busco divulgar este blog para os meus professores, seja eles professores universitários também ou que tenham ligação ou amizade com algum.

  5. Flávio disse:

    Deixo como sugestão estamparem os seguintes links na página deste manifesto. O Chalita é ex-secretário de educação do Alckimin e segundo deputado federal mais votado em SP (só perdeu para o Tiririca). Largou o PSDB pelo PSB por desentendimentos com a política educacional do Serra. Ele mais do que ninguém consegue explicar qual é a Educação do Sr. José Serra. Coloquem isto na página que é bomba!!

    http://www.youtube.com/watch?v=-JDcFlwBJBI (Chalita fala na Canção Nova sobre a atual política Educacional de SP)

    http://www.youtube.com/watch?v=25rbc0OZn7o&feature=related (Explanação na Câmara de Vereadores)
    http://www.youtube.com/watch?v=2bhZC1LggUk&feature=related (Confronto Professores x Polícia em 2010)
    http://www.youtube.com/watch?v=DJ5UdW8cMmw&feature=related (Gestão Educacional)

    http://www.youtube.com/watch?v=3iv9JMtlcTQ (Chalita sobre mudança de partido)

    http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4551611-EI15341,00-Gabriel+Chalita+critica+gestao+da+educacao+em+Sao+Paulo.html

    Como ex-aluno de universidade federal na época de FHC (quando as greves eram iguais a carnaval e natal: todo ano tinha), eu os parabenizo pela iniciativa. Sugiro que passem a pedir aos professores que enviem dentro do e-mail de adesão, o link da página do Lattes onde aparece a ficha deles. Aceleraria o processo. Só temos 10 dias para a eleição.

    Abraço.

  6. Jáderson POrto disse:

    Gente, força ae! Tô divulgando o manifesto aqui na USP e pela internet também.

  7. Beatriz Aronchi disse:

    Também estou divulgando.

    Sou estudante da USP e presenciei os eventos citados com a Polícia Militar dentro do campus – uma vergonha para a democracia.

    Parabéns pela iniciativa!

  8. André disse:

    É uma pena eu ainda não ser professor universitário, para assinar.
    Enquanto isso, mil vezes parabéns!

  9. José Paulo das Neves disse:

    A abertura do site deveria ser simplificada e só mostrar a última comunicação e os comentários além da lista atualizada. Posso imaginar a dificuldade de administrar tudo isto e parabenizo pela iniciativa. Mas isto está ficando um pouco confuso porque alugmas informações já estão caducas e nos confunde. A minha preocupação é que indicar o site para uma visita para alunos e outras categorias, amigos e familiares se torna problemática. Acredito que um esforço descomunal talvez tenha que ser feito, uma vez que se colocou na luz tem que se cuidar bem se não a coisa enfraquece e não há tempo a perder.

  10. João disse:

    Espero que esse seja o primeiro passo, pois ainda há um grande fardo no Estado de São Paulo.

  11. Não so concordo e assino , como faço conheçer este texto que redigi diante de tantos abusos em uma mairoes universidades particualr brasilerias.

    Estatuto manifiesto por una
    pedagogía viva de la libertad
    “En el suelo árido la piedra no sabe instruírse
    y si se instruyera no enseñaría nada;
    allá no se aprende de la piedra: allá la piedra,
    una piedra de nacimiento, entraña el alma.”
    João Cabral de Melo Neto

    recomienza por la piedra
    por la piedra blanca
    en la tumba de Cabral
    la educación
    lo que aquí se inícia

    la piedra líquida
    licuada en cal
    en calma de río
    en el Jordán
    bajo la imposición de las manos
    por el amor de otro Juan se bautiza

    recomienza en la piedra la piedra la educación
    João Evangelista Rodrigues
    A los maestros, dedico:
    Al educador brasilero, Paulo Freire, con quien aprendí la libertad de vivir y de leer /escribir el mundo con ojos críticos y creativos.
    A Noêmia Teixeira Rodrigues, mi madre y primera profesora, educadora dedicada y ejemplar.
    Considerando los principios de la Declaración Universal de los Derechos Humanos, y los derechos inalienables de los ciudadanos brasileros, garantizados por la Constitución de la República Federativa del Brasil de 1988, se crea y se divulga el presente estatuto:
    Queda decretado:
    Art. 1º Que la vida sea un don natural o el arte de vivir, una conquista permanente y no negociable Que todos los niños, jóvenes y adolescentes, todos los alumnos, de todos los niveles de enseñanza, tengan derecho a la libertad de expresión, de manifestar sus pensamientos, sus deseos, sus angustias, sus tristezas y alegrías delante de la vida, de la realidad de su país y de su escuela.
    Art.2º Que el sol y la lluvia, el viento y las estrellas, los glaciares y los mares, ríos y las florestas pertenezcan a todos los hombres de la Tierra. Que todos los alumnos sean sujetos y ciudadanos del mundo, y que a todos sus derechos correspondan deberes, en un proceso mútuo de participación responsable, crítica y transformadora, por la construcción del conocimiento y defensa del patrimonio físico, espiritual e intelectual y de la memoria de la escuela en que estudian, de la sociedad donde actuan y del País donde viven.
    Art.3º Que el sueño no acabó y la historia del mundo continúa siendo escrita. Que aún en tiempos de globalización, del adviento de nuevas tecnologías y de un neoliberalismo, temporariamente triunfante, y de crisis de los paradigmas científicos, éticos y estéticos, todos los estudiantes tengan derecho de pensar el mundo, de intervenir en él y de soñar con un futuro mejor para la humanidad.
    Art.4º Que el Universo sea la casa del saber. Que la escuela deba ser un espacio confortable y agradable, propício a la construcción colectiva de la libertad y del conocimiento, a través de una convivencia respetable y de transferencias sinceras y justas entre sus actores – alumnos, profesores, gestores y funcionarios – y de los diversos saberes y sabores que en ella florecen.
    Art.5º Que la palabra luz habite el mundo y mueva la vida. Que el aula no se restrinja a un cuadrilátero rígido y árido, pero que se expanda mundo afuera, para, generosamente, dar y recibir, de manera democrática y plural, superando la distancia entre teoría y práctica, las diversas formas de conocimiento, de arte y de cultura existentes en el vasto e inagotable campo del universo.
    Art. 6º Que la oscuridad prometa fantasmas y al mismo tiempo realce más el brillo de las constelaciones. Que la palabra educación no florezca en la quinta del miedo. No pueda introducírse en su corazón, bajo cualquier pretexto, las causas del miedo, esto es, el propio miedo, protagonista de modelos pedagógicos técno burocráticos, en detrimento de una visión educativa ámplia e integradora, humana, viva y liberal.
    Art.7º Que el hombre sea el artífice del mundo en que vive. Que el arte y la cultura, la poesía y el placer deban hacer parte de lo cotidiano de las escuelas, de la misma forma que el aire que respiramos, el agua que bebemos y los lenguajes a través de los cuales nos comunicamos.
    Art.8º Que el mundo del lenguaje sea el plumaje, la razón y el vuelo de los pájaros. Que todos los alumnos tengan acceso a la información, al conocimiento, a la lectura, al arte y al diálogo franco, en un ambiente lúdico, constituyéndose como sujetos y agentes del proceso de enseñanza y aprendizaje, en un mundo amenazado por el individualismo, por la violencia, por la falta de ética en la política, por el desequilíbrio de poder en el campo económico financiero y geopolítico, por la destrucción del Planeta por el hombre y por el calentamiento global;
    Art.9º Que la canción de la vida sea compuesta en sociedad y cantada por todos los seres tomados de la mano. Que la educación, en sus dimensiones de enseñanza, búsqueda y extensión, no sea tratada como mercadería, ni los alumnos, como clientes o objetos regidos por la ley del mercado. Que el acto educativo sea factor de construcción de la ciudadanía, de emancipación y autonomía de los estudiantes, empeñados en prepararse para la vida y para su inserción en el proceso productivo, cada vez más exigente, dinámico y competitivo, en escala mundial.
    Art. 10º Que la vida valga por lo que conocemos y amamos. Por lo que descubrimos e inventamos. Que el sol pueda ser azul, o rojo, amarillo o naranja, conforme sea la imaginación, el sentimiento y la creatividad de quien lo admira y lo transfigura a través de los medios de comunicación y de cualquier otra forma de expresión – como cine, fotografía, literatura, reproducción de imagenes, teatro, música, Internet, grafitti, dibujo, dibujo humorístico, colage o pintura. Queda decretado que todos los seres de la tierra – animados o inanimados, todos los que andan, nadan, vuelan o rastrean y aún la piedra inerte – todos seamos hermanos y que todo merezca respeto y protección, de acuerdo con los principios y valores que rumbean la Ética del Cuidado. Todos habitamos la palabra Mundo, de todos y de cualquier mundo. Que todos seamos más serenos y sensatos, más justos y sinceros, Que todos seamos felices.
    João Evangelista Rodrigues
    Jornalista, escritor e educador

    Arcos, agosto de 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: