Política educacional do PSDB aumenta o abismo social

 

EE Maria Eugênia Martins (foto: 6.fev.2011)

Por Em defesa da educação

A política do PSDB para a educação é uma catástrofe ocultada por uma mídia partidarizada, e a ação de um partido que é mais marketing que ação efetiva. Esse é caso do número mais alardeado pelo tucanato para a educação. Segunda eles, o índice geral das escolas públicas, medido pelo Idesp, mostra melhora no ensino paulista. Pois bem, não é bem assim. Quando se pega a mediana, ou seja, coloca-se de um lado as escolas que já tinham bom desempenho, em geral escolas localizadas em regiões centrais, e de outro as de baixa performance, o que se verifica é algo absolutamente condenável numa educação que se pretende inclusiva e democrática: o fosso entre melhores e piores aumentou. Dito noutra palavras, quem estava bem, melhorou, quem tinha problemas, viu os problemas se agravarem.

Tal fato talvez só faça sentido para um partido elitista como o dos tucanos, ocupado com números, cifras, mas pouco ligado aos problemas reais, humanos, cotidianos de cada cidadão paulista.

A foto da escola acima, que segundo reportagem do jornal Agora, teve baixo índice no Idesp e está do jeito que está, com muros quebrados (o muro está danificado desde janeiro de 2010, apesar da FDE, Diretoria de Ensino e SEE terem sido notificados, até hoje nada foi feito), mato alto e fiação solta. Se vista de longe esta escola está assim, imagina de perto. Esse estado de abandono não se observa em escolas centrais como a EE Romeu de Moraes, no Alto da Lapa, na Rua Toneleros, cujo ex-secretário da educação, visitou três vezes em menos de um ano, disponibilizando toda sorte de recursos para essa escola. De toda forma, isso serve como ilustração para o que dissemos acima, ou seja, que a política do PSDB para educação produz mais diferença, mais exclusão, e não é somente por conta de distribuição de recursos, mas principalmente por um projeto pedagógico autoritário e equivocado, que investe na meritocracia e na terceirização de parte dos serviços do sistema de ensino, e em muitos casos até de materiais.

Anúncios
2 comentários
  1. anderson disse:

    estudei nesta escola na foto acima de 81 á 88.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: