Docentes se preparam para deixar sala de aula

Cruzamento feito pelo MEC indica que 25 mil professores cursam Direito, Administração e Engenharia, entre outros

Lisandra ParaguassuO Estado de S.Paulo

Um cruzamento inédito do MEC releva que quase 10% dos professores da educação básica do País cursam uma faculdade. Embora a maioria esteja se preparando para continuar na profissão, com cursos de Pedagogia e licenciaturas, cerca de 25 mil trabalham nas escolas enquanto se preparam para deixá-las.

O levantamento, feito comparando os CPFs dos professores com os dos alunos matriculados no ensino superior, revela que quase 9 mil docentes estão em cursos de Direito – o mais procurado entre os que não têm relação com a docência. Também há outros 5,8 mil em cursos de Administração, Serviço Social e Engenharia. O restante está pulverizado em diversas graduações.

Mais da metade dos professores que estão no ensino superior se prepara para permanecer na profissão. São 193 mil estudantes de Pedagogia, 44,7 mil de Letras e 19,4 mil de Matemática, as três áreas mais procuradas. Também aparecem História, Biologia, Educação Física e Geografia.

Com exceção de Matemática, a terceira mais procurada, as três outras áreas em que há maior falta de professores – Biologia, Física e Química – não têm tantos alunos entre os docentes. As duas últimas têm menos professores entre seus alunos que Direito ou Administração.

Preparação. O cruzamento não permite saber detalhes, como se o professor está em uma licenciatura de Matemática, e não no bacharelado, ou se esse é o primeiro ou o segundo curso superior. Mas mostra que os professores estão tentando se preparar melhor. Atualmente, de acordo com o MEC, cerca de 600 mil professores não têm a formação adequada para o cargo que ocupam, seja por falta de ensino superior, seja porque se formaram em outro curso.

[Esta matéria foi publicada originalmente na edição eletrônica no jornal O Estado de São Paulo, em 3.fev.2011, acesso em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110303/not_imp686912,0.php]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: