Bolsistas de pós-doutorado do Reuni/Capes estão sem receber desde janeiro

por Conceição Lemes – Vi o Mundo

As bolsas de pós-doutorado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) existem desde 2010. Elas foram criadas pelo Ministério da Educação (MEC), e a concessão está a cargo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São bolsas pagas a pesquisadores que tenham título de doutor e estejam em cursos de pós-doutorado em universidades federais.

Atualmente, são cerca de 300 bolsistas Reuni/Capes. Todos estão sem receber pamento há dois meses. O valor mensal da bolsa é R$3.300,00.

“Nosso último pagamento foi em 28 de dezembro, nossos salários de janeiro e fevereiro estão atrasados. Desde então não recebemos nada”, desabafa a bióloga e pesquisadora Vanessa Vendramini, bolsista pelo Departamento de Cirurgia/Urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Tive de pedir dinheiro emprestado ao meu pai. É uma situação humilhante, desrespeitosa. Ninguém diz nada a respeito. Nenhuma satisfação. A única coisa que sabemos é que o processo está parado por culpa da Capes. Telefonei para lá no início de março e a secretária do Reuni me disse: ‘É isso aí mesmo, não sabemos o que está havendo e não temos previsão de quando o pagamento será liberado’.”

“Seguir vida acadêmica no Brasil é para filhos de pais ricos”, acrescenta Vanessa, que continua trabalhando no projeto de pós-doutorado.  “Por isso, costumo dizer que, aqui, os pesquisadores vivem de luz e moram em cavernas, pois não precisam se alimentar e nem pagar aluguel. O salário é uma mera formalidade.”

“Eles [funcionários da Capes] nos dizem que a Capes deveria ter publicado em janeiro uma portaria no Diário Oficial da União que regulamenta as bolsas do pós-doutorado do Reuni”, conta a nutricionista e pesquisadora Maria Aderuza Horst, do Laboratório de Biologia Molecular do Câncer da Unifesp.“Só que não fez isso até agora e não nos diz por quê.”

“Para complicar a nossa situação financeira, todos nós assinamos contrato de dedicação exclusiva”, diz Aderuza. “Tivemos de abrir mão de empregos que já tínhamos ou recusar propostas . Agora, estamos sem receber há dois meses!!!”

SESU DIZ QUE PROBLEMA ESTÁ RESOLVIDO, CAPES NÃO SE MANIFESTA

Esta repórter contatou o Mec para saber o motivo do atraso. A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação Superior (Sesu)  do ministério respondeu por e-mail:

O atraso no pagamento das bolsas de pós-doutorado do Programa Reuni/Capes neste ano ocorreu devido a problemas operacionais, mas informamos que a situação já foi solucionada e o benefício será pago nos próximos dias, ainda no mês de março, inclusive o pagamento retroativo aos meses de janeiro e fevereiro.

Quis saber que problemas operacionais. A assessoria de imprensa respondeu:

Foram questões a respeito da operacionalização do pagamento das bolsas, processo que envolve a Secretaria de Educação Superior e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Que problemas operacionais?, eu insisti mais uma vez. A resposta foi quase igual.

Como te disse no email abaixo [anterior], foram questões sobre a operacionalização do pagamento das bolsas para a transferência do orçamento para o pagamento aos estudantes.

Voltamos a falar com bolsistas, que são unânimes em responsabilizar a Capes pela situação: “A Sesu também está de mãos atadas; enquanto a Capes não publicar no Diário Oficial da União a tal portaria, o pagamento não será feito.”

Desde quarta-feira, 16 de março,  por meio de vários e-mails e ligações para Brasília, esta repórter solicitou à Capes explicações sobre a denúncia de bolsistas ao Viomundo. Nenhuma resposta até hoje.

A pergunta óbvia a essa altura: se o MEC não respeita os pesquisadores que já estão no país, como o Brasil vai repatriar os cientistas que estão no exterior?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: