Em terra de tucanos, demos e ex-demos: “Promotoria propõe ação contra Kassab por falta de creches”

Mariana DesidérioFolha de São Paulo

O Ministério Público de São Paulo propôs nesta segunda-feira (21) ação civil pública contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, com o objetivo de responsabiliza-lo por não atender à demanda por vagas em creches, com base na Lei de Improbidade Administrativa.

Em dezembro do ano passado, a cidade registrava um deficit de 125 mil vagas em creches. A prefeitura diz ser difícil achar terrenos, mesmo empecilho para o fim do ‘turno da fome’ (11h às 15h), que afeta 39 escolas (7% da rede).

A ação foi proposta pelas as promotoras Dora Martin Strilicherk, Luciana Bergamo Tchorbadjian e Carmen Lúcia de Mello Cornacchioni. A falta de creches afeta principalmente famílias pobres que vivem na periferia da cidade, dizem as promotoras.

No documento, elas dizem que, entre 2006 e 2009, estava prevista a construção de 126 EMEIs (Escolas Municipais de Ensino Infantil) e de 142 CEIs (Centros de Educação Infantil). Porém, foram construídos 38 EMEIs e 53 CEIs no período. A Promotoria afirma que a Secretaria Municipal de Educação informou, em outubro de 2010, que diversos projetos foram paralisados pois 67% de seu orçamento (de R$ 211 milhões no total) estava congelado.

O Ministério Público pede que, ao final da ação, o prefeito seja condenado às penas previstas na Lei de Improbidade, dentre elas a perda do cargo público e a suspensão dos direitos políticos.

Contatada, a Prefeitura de São Paulo disse que não foi informada sobre a ação e por isso não tinha dados para se posicionar sobre o tema.

Anúncios
1 comentário
  1. hickribeiro disse:

    Me parece que a educação nesse país não interessa muito ao políticos. Afinal, uma vez educado, dimunuiria as ‘falcatruas’ eleitorais.
    Kassab não sabe em que mesa senta, ora com Alckimin, ora com Dilma, ora sozinho. Algumas áreas da administração são deixadas ao relento.
    O Brasil mudou, e poderia ter mudado ainda mais.

    http://www.hickribeiro.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: