Alunos ameaçam parar a USP Leste

Por Diário de São Paulo

O campus Leste da Universidade de São Paulo (USP) está em polvorosa. Um relatório chamado “Estudo das Potencialidades, Revisão e Remanejamento de Vagas nos Cursos de Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP” vazou para os alunos, há duas semanas, e vem provocando protestos entre os estudantes. O relatório sugere o remanejo e a extinção de vagas em alguns cursos e a fusão do curso de obstetrícia com o de enfermagem.

No estudo, são citados como motivos para a extinção do curso de obstetrícia o fato de que o diploma não é reconhecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e que há baixa procura pelas vagas. A coordenadora do curso, a professora Nadia Zanon Narchi, desmente a afirmação. “Há procura sim, e a maioria das 120 vagas está preenchida”, falou.

Porém, Nadia admite que a falta de reconhecimento do diploma atrapalha os egressos do curso. “De 90 alunos formados pelo curso, apenas 20 estão empregados, mas o profissional obstetra é fundamental para muitas situações que envolvem a saúde da gestante e para mudar o quadro do Brasil como campeão mundial do número de partos com cirurgia cesárea”, afirmou a coordenadora.

Alunos estão organizando uma paralisação para a próxima quinta-feira, dia em que ocorre a reunião do grupo de estudos da diretoria da USP-Leste, que vai continuar o debate sobre os cursos que deverão sofrer mudanças.

Na última quinta-feira, o diretor da USP-Leste, Jorge Boueri, esteve reunido com um grupo de 200 alunos de diversos cursos. Os estudantes exigiram que Boueri assinasse documentos se comprometendo a não diminuir as vagas e dizendo ser  contra a extinção do curso de obstetrícia. Ele assinou apenas o que se comprometia a não extinguir o curso que forma obstetrizes.

Porém, alunos do curso estão inseguros em relação ao que vai acontecer. “O diretor não falou se a obstetrícia vai acabar. Não sei nem se vou conseguir me formar”, disse Leonor Pinheiro, de 25 anos, que está no quarto ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: